sábado, 12 de janeiro de 2008

Coríntios 13

-*1.Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos,se não tiver caridade,sou como o bronze que soa,ou como o címbalo que retine.

2. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia,e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência;mesmo que tivesse toda a fé,a ponto de transportar montanhas,se não tiver caridade,não sou nada.

3. Ainda que distribuisse todos os meus bens em sustento dos pobres,e ainda que entregasse, o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade,de nada valeria!

4. A caridade é paciente,a caridade é bondosa.Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa.Não é arrogante.

5. Nem escandalosa.Não busca os seus próprios interesses ,não se irrita,não guarda rancor.

6. Não se alegra com a injustiça,mas se rejubila com a verdade.

7. Tudo desculpa,tudo crê,tudo espera,tudo suporta.

8. A caridade jamais acabará.As profecias desaparecerão,o dom da ciência findará.

9. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.

10. Quando chegar o que é perfeito,o imperfeito desaparecerá.

11. Quando eu era criança,falava como criança,pensava como criança.

Desde que me tornei homem,eliminei as coisas de criança.

12. Hoje vemos como por um espelho,confusamente; mas então veremos face a face.

Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente,como eu sou conhecido.

13. Por hora subsistem a fé,a esperança e a caridade - as três. Porém,a maior delas é a caridade.


***

Nenhum comentário: