segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Passe

Passe é a terapia de superfície, alívio momentanêo e até duradouro, mas não definitivo.
Não atinge as causas,embora em muitos casos de fé positiva e merecimento consiga operar curas de enfermidades graves.
A causa de nossas perturbações reside em nós mesmos, nas inferioridades morais que temos. Por isso,muito mais importante que o passe é o esforço por esclarecer-se. Esclarecidos, seremos defensores pessoais de nós mesmos. Saberemos defender a própria saúde, física e espiritual.
As perturbações de ordem espiritual, a influência de espíritos ou sua presença incômoda é de nossa própria responsabilidade.
Somos nós que lhe permitimos se aproximarem de nós.Quando sentimos ódio, revolta, inconformação, inveja, cíumes ou outros sentimentos negativos, mesquinhos, verdadeiramente escancaramos nossas defesas espirituais e os espíritos infelizes encontram livre acesso para nos pertubar (sintonia mental). Conclui-se em breve raciocínio que não adianta viver recebendo passe e não melhorar as nossas atitudes íntimas.
E isso se compreende de maneira muito ampla quando se estuda. Nossa preferência deve ser de procurar antes reuniões de estudo, palestras, estudos dos livros básicos da doutrina , para conhecer com profundidade as causas das enfermidades, das perturbações.
É comun encontrar-se a Casa Espírita cheia em dias de passas, reduzido, porém em dias de estudo ou nas palestras doutrinárias.
Ora, isto é um equívoco tremendo,valoriza-se demasiadamente a terefa do passe, em detrimento do que o espiritismo possui de mais belo o seu conteúdo doutrinário, este sim precisa receber prioridade dos dirigentes espíritas para levá-lo ao conhecimento do público e também receber nossa preferência.
O estudo espírita é altamente terapêutico, preventivo,abre a mente, esclarece o raciocínio, mas aqui, também não se iluda. O estudo requer perseverança, continuidade, interesse ...
A Doutrina possui material de estudo e reflexão para a vida toda.
O passe é importante? Claro que sim! Muito importante. Mas é tarefa e recurso secundário.
Conhecer a Doutrina Espírita deve ser a nossa meta. Ela não veio para ficar nas estantes .
Veio para ser conhecida, ajudar o homem.
Desprezá-la demostra desconhecimento da grave responsabilidade de que estamos investidos e também total desconsideração ao público que pretensamente julgamos atender.

(transcrito do Jornal Alavanca: de 12/ de 1997)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Das causas primárias

Deus e o infinito

1. Que é Deus?
"Deus é a inteligência suprema,causa primária de todas as coisas"

2. Que se deve entender por infinito?
"O que não tem começo nem fim: o desconhecido;tudo o que é desconhecido é infinito"

3. Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?
"Definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens."


*****
(1) O texto colocado entre aspas,em seguida ás perguntas, é a resposta que os Espíritos deram.
Para destacar as notas e explicações aditadas pelo autor , quando haja possibilidade de serem confundidas com o texto da resposta,empregou-se um outro tipo menor.
Quando forem capítulos inteiros, sem ser possível a confusão, o mesmo tipo usado para as perguntas e respostas foi o empregado.
Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa que não esta´
conhecida por uma outra que não o está mais do que a primeira.

- Provas da existência de Deus

4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
"Num axioma que aplicais ás vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá."

(Para crer-se em Deus,basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O universo existe, logo tem uma causa.
Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.)


*****

5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus?
"A de que Deus existe; pois donde lhe viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma consequência do princípio - não há efeito sem causa".

Capítulo III

A alma após a morte

149. Que sucede á alma no instante da morte?

"Volta a ser Espírito,isto é, volve ao mundo dos Espíritos,donde se apartara momentaneamente."

150. A alma, após a morte, conserva a sua individualidade?
"Sim; jamais a perde.Que seria ela, se não a conservasse?".

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Diante da Lição de Jesus

O trabalho de atendimento aos necessitados,realizado pelos apóstolos de Jesus na Casa do Caminho,em Jerusalém,aumentava cada vez mais.
Simão Pedro era muito solicitado pelos inúmeros carentes.Muitas dessas pobres criaturas pertubavam o ambiente,promovendo brigas no recinto.
Tiago,filho de Alfeu,certo dia procurou Pedro,que dirigia o grupo, para comunicar-lhe a decisão de afastar-se do trabalho de ajuda aos carentes,devido á reinante desordem na Casa, e que viveria sozinho na saída para Jope.Pedro lhe pediu que reconsiderasse.Tiago,porém, foi inflexível e passau a viver numa casa rodeada de vegetação.
Na tranquilidade,estudou por meses os ensinamentos de Jesus,tratando as flores e louvando a Deus em orações com hora certa.
Certa noite,Tiago sentiu muita saudade de Jesus e, ao orar,chorou lembrando do Mestre.Nisso,viu um desconhecido de passo ligeiro,como quem caminha pela noite adentro.Extasiado,reconheceu que o viajante se apresentava aurelado de luz.
Era o próprio Cristo de Deus.Imediatamente , ajoelhou-se e alongou os braços para abraça-lo,mas Jesus passou por ele sem parar. Tiago levantou-se aflito e gritou:"Senhor, acaso não vês o meu coração apertado de saudade?
Aonde, Jesus, que não vês que eu preciso tanto de ti?".
Jesus voltou, abraçou Tiago de leve e comunicou-lhe num sorriso: " Tiago,estás salvo de lutas e tentações, porém vou ao encontro de Pedro, a fim de aliviar-lhe o fardo de humilhações e de lágrimas, no amparo aos nossos irmãos necessitados". Dito isso,Jesus prosseguiu viagem.
Tiago,arrependido, reuniu seus pertences e retornpu á casa de Pedro. Bateu á porta e, abraçando Pedro, que lhe veio ao encontro, pôde apenas dizer:

"Eu estou aqui".

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Ação de Graças (prece)

Ação de graças pela vitória alcançada sobre uma tentação.

22.Prefácio.

Aquele que resistiu a uma tentação deve-o á assistência dos bons Espíritos,a cuja voz atendeu.Cumpre-lhe agradecê-lo a Deus e ao seu anjo da guarda.
23.Prece

-Meu Deus,agradeço-te o haveres permitido eu saísse vitorioso da luta que acabo de sustentar contra o mal.Faze que essa vitória me dê a força de resistir a novas tentações.
E a ti, meu anjo guardião, agradeço a assistência com que me valeste. Possa a minha submissão aos teus conselhos granjear-me de novo a tua proteção.

Evangelho Segundo o Espiritismo

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Ás portas de Damasco

A conversão de Saulo ás portas de Damasco é sem dúvida o instante supremo na vida daquele perseguidor de cristãos e das idéias inovadoras e libertadoras do Cristianismo.
De perseguidor,Saulo tranforma-se, ao influxo do apelo de Jesus,em Paulo,um dos maiores colaboradores dos seus propósitos de fazer crescer espiritualmente a população da Terra.
Não obstante a singularidade e a rapidez do fato,é sabido que a conversão de Saulo já vinha sendo arquitetada pelo Mundo Superior há algum tempo,antes da sua efetivação.

Não há que se discutir a importância e as consequências juntos á humanidade de tal ocorrência.
Muitos companheiros da era atual ainda estão á espera da sua "porta de Damasco" para se converterem. Olvidam,no entanto, que os tempos são outros e que as "portas de Damasco" se nos apresentam nas formas mais variadas.
Ás vezes,nas provanças de ordem material ou de ordem moral.Ora nos desequilibrios emocionais,motivados pela perda de entes queridos,ora nos desencontros efetivos que se desenrolam nos planos físicos.
Nessas horas em que,como se costuma dizer,"chegamos ao fundo do poço",é que nos deparamos com o chamamento de Jesus,convidando-nos a depositar os nossos sofrimentos nas esperanças e consolações que Ele nos dá.
É que muitas vezes,enceguecidos pela dor e pelas dúvidas,sequer atentamos que, nesse momento,estamos diante do instante que Saulo experimentou, embora de modo diferente,mas o chamamento á converssão é o mesmo...
Daí a necessidade imperiosa de tomarmos a decisão e termos a coragem de modificar-nos.Somos hoje,portadores do legado da fé racional que nos dá o sustentáculo necessário para, a exemplo de Paulo,nos tornarmos cristãos de fato,suportando como ele as injustiças,os sofrimentos,os descalabros dos tempos atuais,com a firmeza com que ele suportou em todos os seus dias vividos entre nós.

Abandonemos, assim,as ilusões do mundo,para vivenciarmos a realidade de uma vida plena de satisfações na alegria de servir sempre e cada vez mais,por amor a Deus.

O Reformador
ano 114 - nº 2.oo2

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Desperte!

Não deixe que a rotina arrase sua vida!
Execute sua tarefa com amor sempre renovado,porque isto trará alegria a você mesmo.
A rotina cansa e corrói a alma,desalenta e carcome o entusiasmo.
Renove cada manhã seu armazenamento de alegria de viver.
Ajude a todos e cumpra alegremente sua tarefa,para receber de volta o beneficío da felicidade de seu trabalho.


(Carlos Pastorino)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Libras


LIBRAS foi reconhecida pela Nação brasileira como a Língua Oficial da Pessoa Surda, com a publicação da Lei nº 10.436, de 24-04-2002, e a Lei nº 10.098, de 19-12-2002.

O provimento das condições básicas e fundamentais do acesso à Libras se faz indispensável. Requer o seu ensino, a formação de instrutores e intérpretes, a presença de intérpretes nos locais públicos e a sua inserção nas políticas de saúde, educação, trabalho, esporte e lazer, turismo e finalmente o uso da Libras nos meios de comunicação e nas relações cotidianas entre pessoas surdas e não-surdas.
A Língua Brasileira de Sinais é um sistema lingüístico legítimo e natural, utilizado pela comunidade surda brasileira, de modalidade gestual-visual e com estrutura gramatical independente da Língua portuguesa falada no Brasil.

Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005

Regulamente a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais- Libras, e o artigo da Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Da Inclusão da Libras como Disciplina Curricular

Art. 3º A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

§ 1º Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, o curso normal de nível médio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação Especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério.

§ 2º A Libras constituir-se-à em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e na educação profissional, a partir de um ano da publicação deste decreto.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Coríntios 13

-*1.Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos,se não tiver caridade,sou como o bronze que soa,ou como o címbalo que retine.

2. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia,e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência;mesmo que tivesse toda a fé,a ponto de transportar montanhas,se não tiver caridade,não sou nada.

3. Ainda que distribuisse todos os meus bens em sustento dos pobres,e ainda que entregasse, o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade,de nada valeria!

4. A caridade é paciente,a caridade é bondosa.Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa.Não é arrogante.

5. Nem escandalosa.Não busca os seus próprios interesses ,não se irrita,não guarda rancor.

6. Não se alegra com a injustiça,mas se rejubila com a verdade.

7. Tudo desculpa,tudo crê,tudo espera,tudo suporta.

8. A caridade jamais acabará.As profecias desaparecerão,o dom da ciência findará.

9. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.

10. Quando chegar o que é perfeito,o imperfeito desaparecerá.

11. Quando eu era criança,falava como criança,pensava como criança.

Desde que me tornei homem,eliminei as coisas de criança.

12. Hoje vemos como por um espelho,confusamente; mas então veremos face a face.

Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente,como eu sou conhecido.

13. Por hora subsistem a fé,a esperança e a caridade - as três. Porém,a maior delas é a caridade.


***

O Elixir da Longa Vida

Ao tomarmos consciência de que já vivemos muitas vidas no passado e, no futuro, muitas estarão por vir, e que esta existência é apenas mais uma, isto nos dá uma sensação de plenitude perante a Vida.

Você pode Ter 90 anos, mas se pensar que o seu espírito é eterno, esta consciência muda tudo.
Se você envelhecer com a consciência da eternidade, você nunca será um velho.
O corpo pode perder um pouco do seu vigor, mas a alma nunca.

Se você pensar que desencarnando dessa experiência de vida, logo virá outra e mais outra, muda todo o enfoque.
A vida fica com um colorido e com um toque mágico.
Vivenciar e experenciar ao máximo esta vida, aproveitando cada experiência como única.
Nada aqui é seu, a não ser você.
A sua casa, os seus amigos, seu carro, seu corpo e até mesmo o seu nome, tudo é emprestado.
Só você é seu.
Só a sua essência, o seu espírito, o amor vivido, suas vivências ou experiências são seus, nada mais.

E o fantástico é saber que levaremos tudo isto para outro plano, vida após vida.
Quantas dimensões invisíveis existem?
Quão misterioso é o Cosmos?
Em quantos corpos o seu espírito já viveu? E em quantos viverá?
Você quer saber onde está a fonte da juventude?
É acreditar que somos eternos.
O espírito não envelhece.
Jamais!

"O elixir da longa vida é a consciência da eternidade."


Texto extraído do Livro: Liberdade de Ser

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Mensagens para o seu dia

* Não acumule em seu coração desejos de vingança,detritos do mal.
Jogue-os fora,relevando e esquecendo o que lhe fizeram de mal,em palavras,atos e maledicências,calúnias e injustiças.
Esqueça!
Uma única pessoa lucrará com o seu perdão:você mesmo,que libertará seu coração do peso da mágoa e do ódio.
Seja inteligente:perdoe e esqueça,para ser feliz.

***

* Cada dia,nova etapa de trabalho é iniciada!
Lembre-se de agradecer ao Pai o ensejo do repouso que lhe concedeu, e prepare-se para executar as tarefas,de que está encarregado, com alegria e boa vontade.
Agradeça,também,o trabalho que lhe proporciona o pão de cada dia,e procure executá-lo da melhor forma de que for capaz.
O trabalho bem executado traz-nos a alegria do dever cumprido.

***

(Carlos T. Pastorino)

Diante das Dificuldades

Não se desespere diante das dificuldades.
Colhemos aquilo que plantamos.
Somos escravos do ontem,mas somos donos de nosso amanhã.
Se contruiu um presente doloroso,fique alerta,para construir um futuro alegre,saudável,no qual possamos colher os frutos do amor e da felicidade sem limites.
Faça o bem de todas as formas,para preparar um futuro melhor.
(Carlos Pastorino)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Cada dia

Cada dia,nova etapa de trabalho é iniciada!
Lembre-se de agradecer ao Pai o ensejo do repouso que lhe concedeu,e prepare-se para executar as tarefas,de que está encarregado,com alegria e boa vontade.
Agradeça,também,o trabalho que lhe proporciona o pão de cada dia,e procure executa-lo da melhor forma de que for capaz.
O trabalho bem executado traz-nos a alegria do dever cumprido.

(Carlos Pastorino)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A Vida

A vida é o tesouro mais valioso.
Ocupe-se da sua vida com carinho.Cuide de sua vida com amor.
Não permita que maõs alheias manejem,estraguem ou explorem a sua vida.
Qualquer tesouro precisa de atenção,de cuidado e de segurança.

Repito aqui o provérbio tão conhecido:"Quem ama,cuida".

Antônio Gracia

Momentos com Jesus

Momentos com Jesus são aqueles momentos
Replenos de alegria e leais sentimentos;
Momentos de ternura e silêncio interior,
Sintonia de luz entre eflúvios de amor.

***
São momentos de paz e indizível doçura,
Plenifica-se a mente a librar-se na altura;
Todo espírito é um céu que se inflama e harmoniza,
Numa etérea efusão em que o ser se edeniza.

***
Momentos com Jesus são também os momentos
De infortúnios cruéis e revéis sofrimentos;
Visitaram-te a dor,a doença e o pesar?
Pára e pensa em Jesus:Jesus quer te falar...

***
Muita vez o revés abre espaço a oração
E por ela Jesus fala ao teu coração:
Ele não nos deixou neste mundo orfanados:
Os que choram serão por Jesus consolados.

***
Asserena,portanto,os anseios da alma,
A inquietude sossega e as angústias acalma;
Guarda em teu coração um santuário de luz,
Onde possas fruir momentos com Jesus.

***

Joana de Ângelis
Junho/96 (reformador)

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Os Anjos segundo o Espiritismo

"(...) a alma,qual criança,é inexperiente nas primeiras fases da existência,a daí o ser falível.Não lhes dá Deus essa experiência,mas dá-lhe meios de adquiri-la.Assim,um passo em falso na senda do mal é um atraso para a alma,que,sofrendo-lhe as consequências,aprende á sua custa o que importa evitar.
Deste modo,pouco a pouco,se desenvolve,aperfeiçoa e adianta na hierarquia espiritual até o estado de puro Espírito ou anjo.
Os anjos são,pois,almas dos homens chegados ao grau de perfeição que a criatura comporta,fruindo em sua plenitude a prometida felicidade.
Antes,porém,de atingir o grau supremo,gozam de felicidade relativa ao seu adiantamento, felicidade que consiste,não na ociosidade,mas nas funções que a Deus apraz confiar-lhes,e por cujo desempenho se sentem ditosas,tendo ainda nele um meio de progresso."

Allan Kardec

(transcrito do livro "O Céu e o Inferno"
cap.VIII,item 13

Doutrina e Proibição

Seria ignorância?Seria incompreensão?Seria malicioso sofisma?
O caso é que não poucos companheiros nossos de Doutrina Espírita procuram justificar comportamento enganoso,alegando que o "Espiritismo não proibe nada"...
De fato,o Espiritismo nada proibe,por respeitar o livre-arbítrio,como faz o próprio Criador.Entretanto,leva-nos a saber tudo quanto seja errado e tudo quanto não devamos fazer.
Se erramos - nós,que já conhecemos,pouco que seja,os ensinamentos do Consolador prometido por Jesus a nossa responsabilidade é muito maior.
Não se trata,portanto, da falta cometida por ignorância ou por inconsciência,cuja gravidade é bem menor,relativamente.
E então?
Para nós,conhecedores de uma parcela que seja das Leis Divinas,cometermos determinados desacertos significará entrarmos num" beco sem saída"...
Aquela afirmação errônea representa verdadeiro estímulo para todos quantos preferem permanecer desviados do bom caminho,a cometerem todo tipo de desregramento moral."O Espiritismo não proíbe nada!"
Doce embalo!
Doce embalo,que a Lei de Causa e Efeito saberá punir,mediante penosos resgates,até o pleno resarcimento das faltas cometidas conscientementes,no esforço de eliminar as más tendências e substituir o mal pelo bem.
Não importa quanto tempo de suar e lágrimas tenha de sofrer o Espírito culpado!
Relembrando o superior conceito consignado pelo Codificador da Doutrina Espírita,Allan Kardec "toda paixão que aproxime o homem da natureza animal afasta-o da natureza espiritual",roguemos ao Divino Mestre que nos ajude ,a não incorrermos em semelhantes desacertos,a fim de evoluirmos mais depressa em sua direção.

O Reformador

domingo, 6 de janeiro de 2008

A grande riqueza

Realmente o importante é viver,amar a vida,deixar viver,propiciar a vida.
Algumas pessoas ficam obcecadas por conseguir mais.Não vivem.
Mais do que isso,se consomem.Estão domindas por sua própria cobiça.
Com razão Jesus disse: "De que serve ao homem ganhar o mundo,se ele perder a sua vida?"
A grande riqueza é ser,e ser com vida.

Antônio Gracia

Domingo de Santo Reis

Bom dia,meus irmãos!

Vim desejar um bom domingo de Santo Reis,rogando á Jesus o seu amparo e proteção ,para ti e a todos os seus.
Que o seu 1º domingo seja uma sucessão de dias felizes.
Paz,carinho e saúde!
Bjos...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Feliz 2008!