sábado, 22 de dezembro de 2012

Rita Cerqueira a dama trerriense

Dolmen de Allan Kardec

 Paris/França

A Dama Trirriense


#Biografia por Acyr Faria#


#Rita Cerqueira nasceu em Além Paraiba, no Estado de Minas Gerais e faleceu em 06 de abril de 1951.
Era descendente do Almirante Saldanha Marinho, um general de renome.   Porém ,Rita fica orfã de  pai aos 09 anos de idade e passa a viver sob a tutela de sua avó Dona  Raquel Saldanha Marinho, educadora austera exercia a profissão  em Além Paraíba e ensinou a Rita as lições de moral .
Bem menina ainda, conheceu o joven Francisco Ferreira de Cerqueira, com ele casando-se  aos 18 anos de idade.
Em 1910 transfere-se para Três Rios , radicando-se nesta cidade. 
 O casal teve 07 filhos: José,Mª da Glória, Mª de Lourdes, Hermínio, Geraldo e Dalva. Sendo que um deles, Mário, desencarnou com apenas 01 ano de idade.   Dona Rita Cerqueira enviuvou em 1929, ficando  com todos os seus filhos  menores de idade. José Ferreira de Cerqueira, já rapaszinho , foi o esteio da família.  A fé de Dona Ritinha e o comportamento e união de sus filhos  fizeram com que fossem vencidas todas as dificuldades.

#Conhecendo o espiritismo

Dnª Ritinha tornou-se espirita após ser acometida por uma doença desconhecida aos 29 anos de idade ,chegando a ser desenganada por uma junta médica.   Tomando conhecimento da existência de um médium em Porto Novo do Cunha e inspirada pela espiritualidade, pediu ao esposo que fosse consultá-lo. De volta , trouxe consigo ervas para chás  e banhos e a recomendação para que lhe fossem ministrados passes, pois o seu problema  era mais espiritual que físico.   Em poucos dias ela estava completamente restabelecida e daí em diante integrou-se na Doutrina Espirita, reconhecendo-se médium  e participando de reuniões desse caráter.
Rita Cerqueira socorria enfermos, aflitos, obsediados, convencia pela palavra franca e amorosa.  Era conselheira ativa de muitas pessoas não espiritas e  que procuravam lenitivo para suas dores físicas e morais. Dona  Rita Cerqueira fez parte  da Diretoria do Grupo Espirita João Batista que em 1922 se fundiu ao Grupo Espírita Fé e Esperança (GEFE)tendo sido a sua presidente até 1930. Foi diretora do Lar Manoel Pessoa de Campos até o seu desencarne
Em 1941 uma nova fase da sua vida se inicia: sabendo das precárias condições do G.E.F.E que além do abrigo de meninas, mantinha uma maternidade, resolveu praticar os serviços da genecologia contando com a amizade do Drº Walter Gomes Francklin.


Peça A Dama Trerriense

A dama trerriense é resultado de pesquisas realizadas no arquivo pessoal do Grupo Espírita Fé e Esperança que contém dados biográficos coletados por Acyr Faria, Ramiro Gama e Vovô Victorino.   Além disso, a peça baseia-se nos depoimentos de familiares e pessoas que foram beneficiadas de alguma forma por sua presença.

Grupo de teatro Espírita Atitude - GA

É formado por jovens e adultos espíritas. Todos são voluntários  e buscam, através da arte, crescer espiritualmente  vencendo obstáculos pessoais e divulgando esta Doutrina de Luz.   Nosso lema é: #Transformando Espíritos através da Arte#

Agradecimentos:

Ás queridas tia Aracy e tia Elza (in memorian)
Drº Alencar, Ivânia, Motta e Icléia
Gogó, Márcia Duba e todos os familiares Cerqueira
A pesquisadora Cinara Jorge
Zé Raimundo pela viagem através das fotos
Ao Grupo Espirita Fé e Esperança que abriu as  portas do seu arquivo pessoal
Á espiritualidade: sem a qual este trabalho não seria possível.


Nenhum comentário: