
Espiritismo Doutrina em Marcha
Hippolyte Leon Denizad Rivail. Nasceu na cidade de Lion (França) no dia 03 de outubro de 1804. Foram seus pais Jean Batiste Rivail e Jeane Louise Duhamel .
Rivail realizou os seus primeiros estudos em Lion sua cidade natal. Com a idade de dez anos como era de praxe no século XIX , seus pais o matricularam no cerébre Instituto Pestalozzi . Era a Escola modelo da Europa o Instituto de Educação de Jean Henrich Pestalozzi .(1746 a 1827)
O Professor ensinava aos seus alunos que " o amor é o eterno fundamento da Educação" Embora nascido sob a religião católica e vivesse num país protestante. Denizard tornou-se um liberal em assuntos religiosos.
A verdadeira religião dizia o mestre suiço 'não é outra coisa senão a moralidade'.
- dizia ainda o sábio educador: Eu quero que minhas crianças só creiam naquilo que lhes possa ser demostrado, exatamente como dois e dois são quatro'. As idéias de tal forma foram assimiladas que o jovem Denizard tornou-se um autêntico cientista , sempre pronto a examinar os fatos pelo prima da razão e do bom senso. Em 1822 o jovem professor Rivail conclui o curso de Ciências e Letras e dirige-se para Paris,que era o 'centro cultural do mundo'.
Chegando a Paris Denizard se pôs a exercer o magistério e nas horas vagas traduzia para o francês obras inglesas e alemãs.
Rivail publica diversos livros, entre eles o "Curso Prático e teórico de Aritmética . Em meados de 1825 começa a dirigir a escola de 1° grau, ( é o seu primeiro estabelecimento de ensino). No ano de 1826 ,fundou a Intituição Rivail um Instituto Técnico nos moldes do professor Pestalozzi.
Rivail veio a contrair núpcias com Amelie Gabrielle Boudet, professora de Letras e Belas-Artes. A espôsa Amelie seria o braço forte a amparar o futuro codificador do Espiritismo.(foram casados durante 37 anos)
A professora Amélie Boudet era 09 anos mais velha que o professor Rivail.(que na época das núpcias tinha 28 anos.) Amelie e Denizard não tiveram filhos.
No ano de 1834 o casal atravessava vária dificildades financeiras. Seu tio e sócio na Instituição Rivail tinha paixão pelos jogos e os seus demandos foram de tal ordem que o honrado professor não tendo como sustentar o estabelecimento ,cerrou-lhe as portas, coube a cada sócio a quantia de 45.000 francos . O professor Rivail confia este dinheiro a um velho amigo da sua família, que infeliz nos negócios entrou em falência , deixando o professor sem um níquel sequer.
Como só acontece ,com espíritos fortes Denizard , empregou-se como contabilista em três casas comerciais.
No ano de 1854 através de seu amigo o magnetizador Fortier, Rivail ouve falar pela vez primeira nas mesas girantes, a princípio demostra ,incredulidade - devido a seu espírito de homem cujo pensamento era caracterizado pela lógica e bom senso.
Em maio do ano seguinte Fortier lhe diz que as mesas quando interrogadas respondiam a perguntas, revelando uma causa inteligente. O professor aceita o convite do amigo e vai a casa da Srª Roger . Logo ao penetrar no aposento encontra um conhecido seu , o funcionário público Srº. Pâtier possuidor de um caráter ,frio e calmo , dono de uma imensa cultura. Estava também presente , a Srª Plainemaison - ambos teceram largos comentários sobre os fenômenos das mesas girantes e falantes. Ali mesmo Rivail foi convidado a comparecer ás reuniões ,que se realizavam na casa da Srª Plainemaison , á rua Grange-Bateliére n°18.
Assim, numa terça-feira de mês de maio de 1855, ás 20:horas o professor Rivail comparecia a reinião na casa da Srª Planemaison .
Foi aí- disse ele , que pela primeira vez presenciei o fenômeno das mesas que giravam, corriam , saltavam, em condições que não havia dúvidas, havia ali um fato que necessáriamente decorria de uma causa , entrevi nas aparentes futilidades , no passatempo de alguns , alguma coisa de sério.
E assim , que no 18 de abril de 1857 ,chega nas principais livrarias da França o 'Livro dos Espíritos'.
Veio desvendar o véu ,que até então atormentavam a humanidade.
Leia Kardec.
http://recantodalidia.blogspot.com
http://espiritismodoutrinaemmarcha
Nenhum comentário:
Postar um comentário