domingo, 7 de novembro de 2010

O meu jugo e suave


Minha avó, de vez em quando nos contava uma história que dizia assim:
Uma mulher ao morrer viu-se diante de um imenso campo, onde outras almas aguardavam que os anjos ,enviados pelo Senhor viessesm buscá-las. Embora estivessem ali reunidas almas de toda parte da terra entendiam-se e falavam a mesma língua.
Ela pode ver que umas poucas subiam alegres para a morada do Senhor, enquanto outras, eram levadas para um gigantesco abismo.
Ela foi reparando que para cada uma havia uma balança de pratos que ora pendia para um lado ,ora pelo outro. E assim iam decidindo o destino daquelas almas . Alguém ao seu lado perguntou: Você saberia me dizer o que significa aquela balança, e o que ela pesa?
Não sei, respondeu outro, mas creio eu que seja a balança da caridade. Por certo ela pesa a quantidade de caridade que nós praticamos durante a vida. Se alcançar um determinado valor, a alma é levada ao céu. Se não alcançar ,vai para a região das trevas.
Não ,disse uma outra alma, que escutara a conversa. Não pode ser este critério. Viajava conosco um homem de muitas posses . Ele era famoso pela caridade que fazia. Construiu , hospitais,orfanatos,igrejas e escolas. Para minha surprêsa , vi que a balança pendeu contra ele, e foi lançado ao abismo. Logo a seguir veio uma outra alma parecia velhinho bem velhinho e sei que era muito pobre, e para minha surprêsa foi levado ao céu.
Provavelmente será a balança da pobreza - disse outro: E só as pessoas pobres sobem para o céu. Sendo assim, creio que subirei, pois tudo que tive durante a minha vida foi um bom emprego, uma ótima casa e um carro que era sempre do ano. Não tive riqueza, nem luxo que muitos tiveram.
Mas ,disse outro, em relação a tantas outras pessoas ,sem emprego, sem casa, e sem carro, você foi rico. E eu também meu amigo, isso me deixa assustado a cada passo que me aproximo da balança.

Quem foi realmente pobre ou rico?

É parece que tens razão . Um homem que até então se mantinha calado disse: Essa é a balança das palavras,ele pesa tudo o que dissemos,em nossa jornada terrestre. Os lábios falam do que o coração está cheio. As palavras são a expressão do coração de cada um de nós, são elas que nos condenam ou absolvem.

(Mateus 6.) "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem. Onde os ladrões furam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu ,onde não os consomem nem as traças nem as ferrugens , e os ladrões não furam nem roubam.
Por que onde está o teu tesouro,lá também está teu coração". Disse a alma confiante.

Disse Jesus:"Vinde a Mim,vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e acharéis o repouso para as vossas almas. Poque meu jugo é suave e meu peso é leve".



Nenhum comentário: