terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Doutrina e Proibição

Seria ignorância?Seria incompreensão?Seria malicioso sofisma?
O caso é que não poucos companheiros nossos de Doutrina Espírita procuram justificar comportamento enganoso,alegando que o "Espiritismo não proibe nada"...
De fato,o Espiritismo nada proibe,por respeitar o livre-arbítrio,como faz o próprio Criador.Entretanto,leva-nos a saber tudo quanto seja errado e tudo quanto não devamos fazer.
Se erramos - nós,que já conhecemos,pouco que seja,os ensinamentos do Consolador prometido por Jesus a nossa responsabilidade é muito maior.
Não se trata,portanto, da falta cometida por ignorância ou por inconsciência,cuja gravidade é bem menor,relativamente.
E então?
Para nós,conhecedores de uma parcela que seja das Leis Divinas,cometermos determinados desacertos significará entrarmos num" beco sem saída"...
Aquela afirmação errônea representa verdadeiro estímulo para todos quantos preferem permanecer desviados do bom caminho,a cometerem todo tipo de desregramento moral."O Espiritismo não proíbe nada!"
Doce embalo!
Doce embalo,que a Lei de Causa e Efeito saberá punir,mediante penosos resgates,até o pleno resarcimento das faltas cometidas conscientementes,no esforço de eliminar as más tendências e substituir o mal pelo bem.
Não importa quanto tempo de suar e lágrimas tenha de sofrer o Espírito culpado!
Relembrando o superior conceito consignado pelo Codificador da Doutrina Espírita,Allan Kardec "toda paixão que aproxime o homem da natureza animal afasta-o da natureza espiritual",roguemos ao Divino Mestre que nos ajude ,a não incorrermos em semelhantes desacertos,a fim de evoluirmos mais depressa em sua direção.

O Reformador

Nenhum comentário: